quarta-feira, outubro 09, 2013

Tirando a máscara da sacanagem Manual oficial da CIA ensina mulheres a trapacearem sem serem pegas

Mágico norte-americano John Mulholland foi convidado para produzir truques para a CIA




Mágico norte-americano John Mulholland foi convidado para produzir truques para a CIA
Como uma mulher deve utilizar seus bolsos para furtar objetos sem ser percebida? O movimento das mãos é importante na arte da espionagem? Há certos truques específicos que só as garotas podem usufruir?
Esse balaio de curiosidades pode ser esclarecido com o livro "CIA: Manual Oficial de Truques e Espionagem". Nele, o consultor histórico da CIA H. Keith Melton e o ex-diretor do escritório de Assistência Técnica da CIA Robert Wallance reproduziram os manuscritos que o mágico norte-americano John Mulholland (1898-1970) elaborou para a CIA (Central Intelligence Agency).
Os autores chegaram à conclusão de que as mulheres devem tirar proveito de todas as ideias erradas que os homens alimentam sobre elas. Recomendam também a parcimônia durante a ação. "A trapaceira deve ser uma mulher calma em vez de agitada. Independentemente da velocidade de sua fala, ela deve lembrar-se de realizar gestos calculados."
Mulholland foi convidado para produzir truques de espionagem, utilizados posteriormente pela CIA. Ele foi chamado para escrever dois manuais --um sobre prestidigitação (ilusionismo) e outro de técnicas de comunicação alternativas.
Por segurança, todos os exemplares foram destruídos em 1973, mas os autores os reencontraram e confirmaram a autenticidade dos textos em 2007. Os manuais foram elaborados para que os agentes pudessem repassar documentos, esconder pequenos objetos e conseguir provas sem levantar suspeitas.
Na década de 1950, a agência criou o programa secreto MKULTRA, que englobou 149 subprojetos e se manteve como um dos segredos mais sigilosos da CIA por mais de 20 anos.
O livro está dividido em oito capítulos --"introdução e comentários gerais a respeito da arte da fraude", "manuseio de pílulas", "manuseio de pós", "manuseio de líquidos", "retirada furtiva de objetos", "aspectos específicos da fraude por mulheres", "retirada furtiva de objetos por mulheres" e "como trabalhar em equipe".
Leia abaixo dois trechos extraídos de "aspectos específicos da fraude por mulheres".
*
Em relação aos movimentos do braço e da mão de uma mulher, há um ponto de naturalidade que causa dificuldade para algumas mulheres. Será lembrado que a naturalidade do movimento é o melhor disfarce para qualquer ação que tem de ser executada secretamente.
Algumas mulheres ficam "agitadas" em suas ações manuais quando têm de fazer algo que não querem que seja visto. O efeito agitado de seus gestos é causado pela realização de movimentos extras e desnecessários. Na prática, esses movimentos extras podem ser eliminados com facilidade, concentrando-se apenas nas ações que são essenciais.
Para as mulheres cujas mãos estão constantemente em movimento, um ou dois movimentos a mais no momento da execução do truque provavelmente não chamará a atenção, mas mesmo essas mulheres se beneficiarão realizando seus truques do modo mais simples e direto.
Nas instruções para os homens, sugeriu-se que um homem pode se erguer da cadeira para alcançar o outro lado de uma mesa muito larga. Ainda que a ação não exija que o homem fique de pé, mas que somente se levante um pouco da cadeira, isso não é algo que uma mulher faria, a não ser que o sujeito seja outra mulher. Em geral, em um restaurante, a mulher está sentada na cadeira mais protegida. Muitas vezes, isso significa que o lugar da mulher em uma mesa é o mais difícil de ser acessado e também o mais complicado de ser deixado.
Uma mulher quase nunca pode escolher o lugar em que gostaria de sentar. Ela se senta na cadeira que, na teoria ao menos, é a melhor. O "lugar de honra", frequentemente por sua própria posição, dificulta muito a trapaça, quando não a torna impossível. Por outro lado, frequentemente as mesas para dois são arranjadas de modo que o homem e a mulher sentem-se lado a lado, o que facilita a trapaça. Ao entrar em um restaurante, será admissível para a mulher dizer que prefere uma mesa específica se ela conseguir avistar uma adequada aos seus propósitos. Depois da escolha de uma mesa, chama muita atenção exigir mudar para outra.
Diversos métodos sugeridos para disfarçar recipientes com líquidos nos truques descritos para homens são totalmente inadequados para mulheres. Os recipientes escondidos em carteiras de fósforos de papel ou em maços de cigarros não podem ser usados. Nem uma carteira masculina pode ser utilizada, pois nenhuma mulher carregaria tal objeto. O uso de moedas também é eliminado como disfarce para recipientes.
Todos esses métodos não devem ser utilizados por mulheres, pois dependem de materiais ou ações que não são femininos. Alguns dos métodos utilizados pelos homens podem ser empregados pelas mulheres. Por exemplo: os pequenos recipientes (com capacidade para duas a cinco gotas), que são seguros entre o dedo indicador e a protuberância arredondada do dedo polegar, serão considerados fáceis de usar. Deve-se tomar cuidado para que esses recipientes sejam fabricados em tamanho e formato que possam ser escondidos pelos dedos. Precisam ser feitos especialmente para mãos femininas, que são menores que as masculinas.
É muito melhor carregar esses recipientes fora da bolsa de mão. Se a mulher estiver vestindo uma jaqueta com um bolso lateral (um bolso interno não pode ser alcançado com tanta facilidade), o recipiente poderá ser transportado no bolso. No caso de ausência da jaqueta e bolso, é possível confeccionar um bolsinho, que ficará escondido por um babado ou uma prega na blusa ou camisa. Esse bolso muitas vezes pode ser feito por meio de alguns pontos de costura devidamente posicionados. O bolso deve ficar escondido mesmo quando a pessoa está caminhando ou sentada. O bolso também precisa ter tamanho e localização adequados, para que o acesso ao recipiente seja imediato e sem sobressaltos. Se a roupa não permitir o transporte do recipiente em um bolso regular ou especial, será possível carregá-lo na bolsa de mão. A desculpa (nunca mencionada) de pegar um lenço também permite pegar o recipiente. Nesse caso, é melhor pegar o recipiente no momento de apanhar o lenço e não no momento de devolvê-lo à bolsa. Se a mulher estiver sentada, de forma que seu colo não possa ser visto de nenhum ângulo, será possível pegar o recipiente desse esconderijo algum tempo antes de usá-lo e deixá-lo sobre o colo.
(...)
A vantagem do uso de uma bolsa de festa para ocultar um recipiente é que se pode utilizar um recipiente de maior capacidade. Como essas bolsas sempre são seguras na mão, quando não deixadas sobre o colo, elas não despertam atenção quando estão na mão. A mulher achará mais fácil utilizar a bolsa parada de pé ao lado de uma tigela de ponche ou de um bule grande de café, se a ocasião propiciar a presença dessas coisas. No entanto, mesmo sentada, ela não considerará difícil usá-la. Nesse caso, novamente, os autores, sendo incapazes de saber ou mesmo imaginar todas as circunstâncias e situações em que os truques podem ser realizados, necessitam deixar os diversos detalhes para o maior conhecimento da ocasião específica a cargo da executora.
Para concluir esta seção, pode ser adequado enfatizar, por repetição, diversos pontos com respeito às trapaceiras. O ponto principal é que a trapaceira nunca deve ser vista fazendo algo que seria não natural para uma mulher fazer, no lugar onde o truque é executado. Ela deve tirar proveito de todas as ideias erradas que os homens alimentam em relação às mulheres, pois ajudar uma pessoa a fazer papel de bobo, deixando-a seguir suas falsas crenças, é o modo mais fácil de enganar. É muito mais fácil cutucar do que empurrar (mesmo quando a cutucada é verbal) e muito menos evidente. Independentemente do tipo de mulher para o papel a ser desempenhado, a trapaceira deve ser uma mulher calma em vez de agitada. Finalmente, independentemente da velocidade de sua fala, ela deve lembrar-se de realizar gestos calculados

Nenhum comentário:

Postar um comentário