terça-feira, outubro 01, 2013

Deputado atola em lagoa que virou lama por conta da estiagem no PI

Deputado Fernando Monteiro visitou lagoa de Parnaguá, uma das maiores do Brasil, e acabou preso na lama.

A cena seria cômica se não fosse trágica. O deputado estadual Fernando Monteiro (PTB) atolou na lagoa de Parnaguá, 823 quilômetros ao Sul de Teresina (PI). O acidente na viagem do último fim de semana comprovou o drama provocado pela seca que atinge toda a região Nordeste.Ascom
Tida como a terceira maior lagoa do Brasil, com 12 quilômetros de comprimento e 6 quilômetros de extensão, a lagoa era usada para abastecer o município de Parnaguá.
"Fui tirar uma foto para mostrar que a lagoa estava seca. Foi quase uma hora com o povo me puxando", disse ao Cidadeverdecom o deputado, que foi ajudado por assessores com o cabo de uma vassoura. "Nunca tinha acontecido isso na minha vida. A situação é dramática tanto em Parnaguá quanto em Avelino Lopes".

A falta de água em Avelino Lopes foi motivo de requerimento apresentado por Fernando Monteiro na Assembleia Legislativa. Ele requisita que o Governo do Estado perfure três poços na zona urbana do município, além do abastecimento por carros-pipa.
"O abastecimento na cidade é feito por uma barragem que está praticamente seca", alertou o deputado, que quer que a Agespisa deixe de cobrar tarifa de abastecimento no período em que o mesmo não for normalizado.
O prefeito de Avelino Lopes, Dióstenes José Alves (PP), esteve com o deputado e relatou a situação desesperadora. "Estou aqui pedindo socorro a todos. A água não tem a mínima condição de consumo", disse o gestor, que já contou períodos de 20 dias sem abastecimento regular nas últimas semanas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário