quarta-feira, abril 07, 2010

UM EXEMPLO DE TERAPIA COMUNITARIA

Visão, Missão e Vocação

VISÃO

Propiciar oportunidades para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, diminuindo os prejuízos e danos biopsicosociais causados em decorrência do convívio com dependentes químicos em seus lares.

MISSÃO
Diminuir os fatores de risco que interferem no desenvolvimento biopsicosocial de crianças e jovens que convivem com a dependência química em seus lares.
E aumentar os fatores de proteção, capacitando essas crianças e jovens para uma integração social e comunitária que lhes facilite a realização de seu potencial enquanto cidadão, com saúde e dignidade.

VOCAÇÃO
Uma equipe multidisciplinar de profissionais que conta com a colaboração ativa de membros interessados da comunidade local, preocupados com as conseqüências vividas pelas crianças e jovens que convivem com a dependência química em seus lares.



Projeto Cuida

Centro Utilitário de Apoio aos Filhos de Dependentes Químicos.


É um serviço de prevenção seletiva para crianças, adolescentes e familiares que convivem com a dependência química em seus lares. É oferecido atendimento médico, psicológico, de serviço social, oficinas, brinquedoteca e espaço de convivência para adolescentes.

O serviço iniciou-se em outubro de 2001, convênio CMDCA/FUMCAD. Em dezembro/2005 foi celebrado convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, até a data atual. Atendemos 130 crianças, adolescentes e seus familiares. Paralelamente mantemos convênio com CMDCA/FUNCAD para mais 40 crianças, desde agosto/2007, por prazo determinado de 12 meses.

Com o CUIDA pretendemos propiciar oportunidades para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, diminuindo os prejuízos e danos biopsicosociais causados em decorrência do convívio com dependentes químicos em seus lares, além de aumentar os fatores de proteção, capacitando essas crianças e jovens para uma integração social e comunitária que lhes facilite a realização de seu potencial enquanto cidadão, com saúde e dignidade.




O que fazer?

Em cinco minutos seus filhos podem fumar um cigarro de maconha, cheirar inalantes, ou ter uma conversa com você que pode salvar suas vidas.

Então, tire cinco minutos e comece a conversar com seus filhos sobre drogas





Terapia Comunitária

No CUIDA temos a “TERAPIA COMUNITÁRIA”. Venha Participar conosco! Traga seus amigos também
NOVO DIA E HORÁRIO.
Todas as segundas-feiras à partir das 15h
Não precisa se inscrever!!!

É Gratuito!!!

“Quando a boca cala o corpo adoece, Quando a boca fala o corpo sara”


Local Rua Francisco Mayer Junior, 98 – Vila Santa Lucia –
Telefone 5833-8234
Informações com Flávio ou Lilian







Oficinas

Artes e Jogos, Teatro, Cinema. Essas são alguma das oficinas realizadas pelo projeto.

Clique e confira com mais detalhes cada uma delas...




Oficina Feito por nós

Ocupação é sinônimo de auto-estima...

Depois de praticamente dois anos de participação no projeto CUIDA, mães e familiares dependentes químicos, de nossas crianças e adolescentes, passaram a se dedicar para atividades artesanais como forma de ocupação e beneficio terapêutico.




Capoeira

De acordo com o " Regulamento Técnico da Capoeira" publicado em 26 de dezembro de 1972 a Capoeira como uma "modalidade esportiva do ramo pugilístico", uma " prática desportiva de luta que consiste num sistema de ataque de defesa, de caráter individual e origem folclórica, afro-brasileira", que tem como características o movimento ritmado e constante, agilidade e rapidez nos movimentos...




CUIDA TEEN

O CUIDA TEEN é um espaço, onde os adolescentes poderão junto com psicólogos e educadores, ter acesso a leitura, Cd's, TV, computadores e atividades de integração e apoio.

Eles também podem trazer amigos, que não necessariamente freqüentem o CUIDA, para curtir essa opção de lazer no Jardim Ângela.



Brinquedoteca

Lugar mágico, onde crianças e adolescentes podem brincar livremente, sem que existam cobranças ou reprovações.


Nossa Brinquedoteca dispõe de brinquedos, jogos e livros que auxiliam nossos jovens e crianças a compreender o mundo a sua volta, transformando-o quando necessário e a sua maneira. Da mesma forma, este ambiente estimulante e ao mesmo tempo lúdico lhes permite o contato com seus sentimentos e fantasias , pensamentos e ideais.

A Brinquedoteca Cuida procura garantir o direito de brincar à crianças e adolescentes filhos de Dependentes Químicos, visando resgatar os benefícios emocionais e intelectuais que o brincar proporciona.
Para tanto, oferecemos acesso a grande variedade de brinquedos, jogos e livros, e um ambiente que favorece a criatividade, procuramos também estimular o desenvolvimento de habilidades sociais , através das brincadeiras de "Faz de Conta". Enfim, nossa Brinquedoteca é um espaço onde crianças e adolescentes brincam e criam livremente, onde podem fazer a ligação entre o mundo real e o imaginário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário