segunda-feira, abril 12, 2010

EU TENHO UM SONHO


Eu tenho um sonho

M.L.King 1929-1968


Fazem muito mais de 40 anos que Martin Luther King, um pastor protestante negro Norte americano, reuniu 250 mil pessoas na frente do Memorial Lincoln, no coração dos Estados Unidos, em Washington, para um protesto pacífico contra a política de segregação racial norte- americana daquela época. O que isto tem a ver conosco hoje?
Este discurso, mais do que famoso, abriu as comportas de uma mobilização popular sem precedentes, que culminou com leis mais justas e mais igualdade entre negros e brancos nos EUA. Talvez esta tenha sido talvez a primeira vez em que cidadãos, atuando como cidadãos, unidos e sem armas, conseguiram obter mudanças fundamentais em prol da igualdade de direitos civis que mudariam o rosto da maior, mais egoísta e "Patriota" nação do planeta. quatro anos depois, em 1968, Martin Luther King foi assassinado, mas aquele dia de verão, 28 de agosto de 1963, ficaria eternizado pelas suas palavras iniciais: "Eu tenho um sonho!" Por que lembrar disso hoje? Talvez porque se substituirmos os nomes dos estados Norte - americanos citados por ele: Alabama, Mississipi, por outros tantos nomes, de estados, lugarejos, países, veremos com nostálgica clareza que nunca o mundo precisou tanto de alguém que se erguesse diante da multidão e gritasse bem alto: "Eu tenho um Sonho!".

Você vai concordar conosco, lendo o texto do famoso discurso de Martin Luther King. Nossa tradução é parcial e foi feita a partir do original publicado pela BBC, "Eu ainda tenho um Sonho!".
É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.
Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.
Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo o Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.
Eu tenho um sonho hoje! Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse dia, lá mesmo no Alabama, meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje! Eu tenho um sonho que um dia todos os vales se erguerão e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta. Esta é nossa esperança. Esta é a fé com a qual regressarei para o Sul. Com esta fé nós poderemos cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé nós poderemos transformar as discórdias estridentes de nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade. Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, enfrentar o cárcere juntos, defender a liberdade juntos, e quem sabe nós seremos um dia livres. Este será o dia, este será o dia no qual todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo significado. ''Meu país, doce terra de liberdade, eu te canto. Terra onde meus pais morreram, terra do orgulho dos peregrinos. De qualquer lado da montanha, ouço o sino da liberdade!'' E se a América é uma grande nação, isto tem que se tornar verdadeiro. E assim ouvirei o sino da liberdade no extraordinário topo da montanha de New Hampshire. Ouvirei o sino da liberdade nas poderosas montanhas poderosas de Nova York. Ouvirei o sino da liberdade nos engrandecidos Alleghenies da Pennsylvania. Ouvirei o sino da liberdade nas montanhas cobertas de neve Rockies do Colorado. Ouvirei o sino da liberdade nas ladeiras curvas da Califórnia. Mas não é só isso. Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Pedra da Geórgia. Ouvirei o sino da liberdade na Montanha de Vigilância do Tennessee. Ouvirei o sino da liberdade em todas as colinas do Mississipi.
Em todas as montanhas, ouvirei o sino da liberdade. E quando isto acontecer, quando nós permitimos o soar do sino da liberdade, quando nós o deixarmos soar em todos os lares e em todos os vilarejos, em todo estado e em toda cidade, nós estaremos perto daquele dia em que todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho Espiritual negro:
*Eu, particularmente tenho um sonho:


Um sonho bem Brasileiro. Sonho em poder galgar os degraus da mobilidade social sem ser necessário estar ligado a essa ou aquela corrente partidária, social ou de pensamento. Sonho em poder fazer muito mais pela minha cidade, meu estado e minha Nação sem ser impedido ou barrado no meio do caminho pela minha cor, ou por não estar articulado com A ou B. Meu maior sonho é poder sempre fazer o que faço sem Ter que mudar em atitudes ou caráter para estar bem com a sociedade. Sonho ver o povo negro nas Universidades fazendo cursos de ponta e assim sendo, o medico negro atenderá melhor o paciente negro por saber e Ter conhecimento das Patologias (doenças) típicas do povo negro e que o profissional de saúde coloque o salvar vidas antes de salvar o bolso, valorizando assim o ser humano (gente) e não ao paciente (Cliente, comprador de serviços). quem o INSS não espere o o trabalhadromorrer pr areceonhecer a impossibilidade para o trabalho e que o SUS seja uma referencia. Que as favelas sejam transformadas em condomínios, onde o povo possa caminhar sem medo de bala perdida. Da policia, do ladrão das bactérias e vírus dos esgotos a céu aberto. Da irresponsabilidade dos governantes que promovem as calamidades com suas políticas direcionadas aos financiadores de campanha e a imprevidência para com aqueles que vivem nas áreas de risco. Sonho em não mais ser noticia nacional como estatísticas de violência , desemprego, analfabetismo e qualquer outro indicador social. Sonho deixar de ser escravo das amarras do egoísmo, que coloca homem contra homem e que se ajoelha aos pés do deus consumo.

"Em suma , sonho ser livre afinal. Mas enquanto isso não acontece, Agradeço ao Deus Todo-Poderoso, a liberdade de pensar, pois nisso, nós somos livres finalmente.''

Um comentário:

  1. SE EM NOSSO MEIO TIVESSE MAIS GENTE SONHANDO COMO VC OS NOSSOS SONHOS SE TORNARIA VERDADE COM MASI RAPIDEZ, PENA QUE POUCOS TEM CORAGEM ATÉ P SONHAR VIU, MAIS VAI NESSA FÉ DEUS É CONTIGO BJIIIM

    ResponderExcluir