terça-feira, junho 11, 2013

Minas abraça Ministra Luiza Bairros na parceria pela promoção da igualdade racial










A  Ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial) esteve pela primeira vez no estado, para cumprir uma extensa agenda da ministra na capital mineira. Essa programação incluiu reuniões com o movimento negro local, com o vice-governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, e com o prefeito de BH, Márcio Araújo de Lacerda.
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR) e o Ministério Público de Minas Gerais firmaram um Termo de Cooperação Técnica nesta segunda-feira (03/06), às 14h, visando à implementação de ações que assegurem a adesão do MPMG à campanha Igualdade Racial é pra Valer. A parceria focou especialmente a implantação das Coordenadorias e dos Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial nos municípios mineiros com mais de 100 mil habitantes. Destinado ao fortalecimento das políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial em Minas, o termo inclui a interveniência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que disponibilizará indicadores sociais e orçamentários resultantes de seus estudos. A cooperação será assinada pela ministra Luiza Bairros e pelo procurador-Geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt, respectivos titulares das instituições. A cerimônia começou às 14h do dia 03 de junho, na sede do Ministério Público, que fica na Avenida Álvares Cabral, 1690, Santo Agostinho, Belo Horizonte -MG. Sem hora pra acabar. Pela cooperação, cabe ao MPMG articular e propor ações no sentido de aumentar o nível de conscientização da sociedade sobre a temática, atuando, assim, no combate à discriminação étnico-racial; atuando no sentido de fomentar a realização de políticas públicas que contribuam para a inclusão socioeconômica de grupos e pessoas vítimas de discriminação racial, conforme as deliberações dos conselhos e os indicadores sociais e orçamentários obtidos nos estudos elaborados pelo Ipea.
Agenda – Na capital mineira a ministra participou também do Ciclo de Debates Perspectivas e desafios para a promoção da igualdade étnico-racial no Brasil, promovido pelo MPMG após a assinatura do Termo de Cooperação. A atividade aconteceu no auditório Procuradora de Justiça Simone Montez Pinto Monteiro, localizado na Avenida Álvares Cabral, 1690, 1° andar, Santo Agostinho, Belo Horizonte. Pela manhã, às 11h, a ministra Luiza Bairros teve audiência com o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Araújo de Lacerda. Às 18h30, na sede do MPMG, a titular da SEPPIR se reúne com o movimento negro para tratar de demandas locais do segmento e da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que acontece de 5 a 7 de novembro, em Brasília. Tal dialogo durou parte da noite
Na terça-feira (04/06), a ministra  foi recebida pelo vice-governador do estado, Alberto Pinto Coelho, às 11h30; com o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, professor Clélio Campolina Diniz, às 14h30; e com a secretária estadual de Educação, Ana Lúcia Gazola, às 16h. Fechando a agenda, às 17h, um diálogo com parlamentares mineiros. E a militancia petista, que debateu com a ministra sobre assuntos ligados ao combate ao racismo e a igualdade racial. Nesse debate  a militância cobrou da ministra   o porque de a maioria das prefeituras petistas não terem um órgão  que cuide de políticas de igualdade racial, mesmo tendo uma ministra petista. A reunião teve a presença dos deputados comprometidos com a causa da igualdade racial Estaduais; (Durval Angelo, André Quintão, Maria Tereza Lara e Pompilio Canavez, os vereadores Juninho Pain (BH) e Adriana Lara ,uma atuante vereadora de vespasiano) . Os não comprometidos mandaram representantes ,sendo que a nossa bancada  federal não enviou nenhum deputado so Reginaldo Lopes mandou um representante. O deputado estadual Paulo Lamac, que diz ser  da frente  estadual parlamentar de igualdade racial, não compareceu, se limitou a mandar uma representante. Mas  a militancia deu o recado  e preencheu a falta  dos parlamentares que, se não participam de uma reunião com uma Ministra de Estado, imagina quando nossas questões chegam na pauta de votação. Cheguei a conclusão que estamos sub representados em todas as casas.Quero aqui dizer que, no ano que vem tem eleições  e na hora do voto vou mandar um representante para ir votar.  Mas deixando as magoas de lado ,foi uma festa maravilhosa e uma confraternização  tão bonita que so mesmo o povo negro consegue fazer; Quero parabenizar  a todo o coletivo da Secretaria  estadual de combate ao racismo pela acolhida  a essa ministra que tanto nos orgulha. Esperamos que a Ministra volte a Minas em breve
  • Professor Paulo Jorge dos Santos

9 comentários:

  1. Parabéns Prof Paulo Jorge, pelas atividades desenvolvidas em prol dos Afrobrasileiros. Certamente suas ações envolve toda a nossa Gente rumo ao consenso, união e ao avanço.
    Abraços
    Prof Sergio Rossetto
    Presidente do Clube do Torcedor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero parabenizar meu grande amigo e professor Paulo, sempre defendendo nossos direitos.Um abraço Mayala Morenna.

      Excluir
    2. Minha querida Mayala. Obrigado pelo reconhecimento.Porem, so faço e tenho vontade de continuar trabalhando porque pessoas como você, que me dao admiração e orgulho por tudo o que fazem, reconhecem meu trabalho. Mais uma vez , obrigado.

      Excluir
    3. Obrigado meu amigo e Professor Sergio Rosseto. Mas todo trabalho so tem valor quando pessoas como você, que também faz muito pelos torcedores e em especial ao meu glorioso Galo, reconhecem. Isso nos credencia a continuar acreditando. Ate porque as açoes que envolvem a sociedade nos une em um objetivo comum, a Democracia.

      Excluir
  2. Parabéns pelo ótimo espaço de aquisição de conteúdo e debate sobre temas de grande importância para o fortalecimento da democracia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo. mas todo trabalho so tem valor quando pessoas como você, que também faz muito pelos trabalhadores e pela democracia em si, reconhecem. Isso nos credencia a continuar acreditando

      Excluir
  3. O fortalecimento das lutas sociais e a vitória da cidadania dependem de uma abrangência, cada vez maior, de pessoas que possam tomar parte das decisões fundamentais que dizem respeito aos interesses individuais e coletivos, sem sombra de dúvidas você faz parte dessas pessoas que fazem a diferença! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Muitos anos a nossa historia foi invisibilizada, por fatores de interesses politico .
    Interesses apenas um grupo , onde a verdade sempre foi o que um setor colocava.
    Por muitos anos servimos de porto sem ser o seguro para estas pessoas . Agora acabou .
    Afinal sabemos por que estamos e viemos !!!

    ResponderExcluir
  5. Ilustrissima Monica, sou testemunha de quanto você tem, lutado para mudar esse quadro. Somos guerreiros e lutamos por uma causa muito justa. O nosso povo precisa de reparações. Não so dos Brancos, mas daqueles negroas de alma branca que sempre usaram nossa luta em favor proprio. Que ocuparam os cargos da SEPPIR, sem merecimento e sem terem competencia pra tal. Curto demais essa Ministra pela transparencia de suas açoes e pelo trabalho que ela esta fazendo sobretudo devolvendo a SEPPIR ao povo negro

    ResponderExcluir