terça-feira, março 23, 2010

Água. Centro Mineiro de Resíduos promove vários eventos



De 23 a 26 de março o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) promove uma série de eventos ligando a gestão de resíduos à questões relacionadas a água. O CMRR na Semana da Água 2010 faz parte da Semana da Água promovida pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).


Nestes quatro dias o Centro irá concentrar atividades e reuniões importantes ligadas ao seu objetivo institucional, que é trabalhar a gestão de resíduos com enfoque social, aliando a questão da geração de emprego e renda e neste contexto discutindo também a poluição da água.


Nos dias 23 e 24 de março serão reunidos representantes de catadores e técnicos de mais de 140 prefeituras para juntos discutirem sobre a Política Estadual de Resíduos e como essa política pode contribuir para apoiar o a atividade desses trabalhadores.


No encerramento do 1º Encontro Estadual de Catadores será feita a entrega de equipamentos para 56 prefeituras. O maquinário é para melhoria das condições de trabalho dos agentes municipais e catadores que atuam na coleta seletiva nos municípios contemplados.


Os vencedores do 2º Prêmio Minas Sem Lixões, Barão dos Cocais, Belo Horizonte e Ibirité, irão receber a premiação também durante o encerramento do Encontro.


Dia 25 o CMRR promove mais um evento da Série Diálogos CMRR, o tema a ser trabalhado é o "Panorama dos Resíduos da Construção e Demolição". O objetivo é apresentar e discutir processos inovadores que buscam solucionar os impactos dos resíduos da construção e demolição.


Para encerrar a Semana, no dia 26, será feita a entrega dos certificados de mais uma turma do curso de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. Esta já é a 4ª turma formada pelo CMRR em 2010.


Encontro Estadual de Catadores


Nos dias 23 e 24 de março acontece no CMRR o 1º Encontro Estadual de Catadores, que reunirá representantes dos catadores, do Estado e de prefeituras para discutir a inclusão dos catadores no processo de implantação da coleta seletiva no Estado, além de abordar temas ligados à alternativas para geração de trabalho e renda.


O encontro é mais um espaço de diálogo entre os governos e o Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis (MNCR), que tem por objetivo final o fortalecimento da atividade dos catadores e ainda a consolidação da política de apoio e articulação junto a esses trabalhadores.


Para participar do Encontro Estadual de Catadores é preciso se inscrever, por meio do site www.cmrr.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3465-1211.

Nenhum comentário:

Postar um comentário