domingo, dezembro 08, 2013

Cidade fantasma: ilha que chegou a 5.259 moradores está abandonada há décadas no Japão

Cidade fantasma: ilha que chegou a 5.259 moradores está abandonada há décadas no Japão
Cidade abandonada - ilha de Hashima (2)Em 1890 a Mitsubishi deu início no Japão a um projeto ambicioso: construir uma cidade inteira no meio do mar. Para isso, a empresa comprou a ilha de Hashima, localizada na província de Nagasaki. O local que em seu ápice chegou a abrigar 5.259 moradores, hoje é conhecido como uma cidade fantasma, servindo até de inspiração para o quartel general do vilão no filme 007 – Operação Skyfall.
Os prédios construídos na ilha abandonada de Hashima (Gunkanjima ou Gunkanshima, que significa “Ilha Encouraçado” em português) serviam como moradia para os trabalhadores das minas de carvão submarinas. Quando em pleno funcionamento, a densidade populacional chegou a 835 pessoas por hectare, isso se contarmos toda a extensão da ilha. Levando-se em conta apenas as áreas residenciais, o número registrado foi de 1.391 pessoas hectare.
Na década de 1960, o carvão começou a perder espaço para outro combustível, o petróleo. As minas japonesas começaram a ser fechadas e em 1974 chegou a vez da ilha de Hashima. O local foi totalmente evacuado e demorou pouco até que ganhasse o sombrio apelido de Ilha Fantasma. Apenas em 22 de abril de 2009, 35 anos após o fechamento, o acesso à Hashima foi restabelecido.
007 e Google Street View
Locais abandonados costumam despertar a curiosidade das pessoas, ainda mais quando se trata de uma cidade fantasma distante 15 km da costa. Após a reabertura das visitas, alguns turistas têm se interessado por Hashima.
Os criadores de 007 – Operação Skyfall (2012) também se encantaram pelas ruínas do lugar, tanto que, na ficção, estabeleceram ali a casa do personagem Raoul Silva – criminoso interpretado por Javier Bardem.
Depois de aparecer no cinema, foi a vez do Google se interessar pela ilha abandonada. A empresa recebeu autorização para que o local fosse mapeado e inserido no Google Street View. Com isso, tornou-se possível passear virtualmente pelos destroços de Hashima. Veja abaixo:


Galeria de fotos – ilha de HashimaCidade abandonada - ilha de Hashima (3)Cidade abandonada - ilha de Hashima (4)Cidade abandonada - ilha de Hashima (5)Cidade abandonada - ilha de Hashima (6)Cidade abandonada - ilha de HashimaCidade fantasma - ilha abandonada de Hashima (2)Cidade fantasma - ilha abandonada de Hashima (3)Cidade fantasma - ilha abandonada de Hashima (4)Cidade fantasma - ilha abandonada de Hashima (5)Cidade fantasma - ilha abandonada de Hashima (6)Cidade fantasma - ilha abandonada de Hashima (7)Cidade fantasma - ilha abandonada de Hashima (8)Cidade fantasma - ilha abandonada de Hashima (9)Cidade fantasma - ilha abandonada de Hashima (10)Cidade fantasma - ilha abandonada de Hashima (12)Cidade fantasma - ilha abandonada de HashimaHashima - Ilha fantasmaIlha de HashimaLugares abandonados - ilha de Hashima (1)Lugares abandonados - ilha de Hashima (2)Lugares abandonados - ilha de Hashima (3)Lugares abandonados - ilha de Hashima (4)Lugares abandonados - ilha de Hashima (5)Lugares abandonados - ilha de Hashima (6)Lugares abandonados - ilha de Hashima (7)Lugares abandonados - ilha de Hashima (8)Lugares abandonados - ilha de Hashima (9)Lugares abandonados - ilha de Hashima (10)Lugares abandonados - ilha de Hashima (11)Lugares abandonados - ilha de Hashima (12)Lugares abandonados - ilha de Hashima (13)Lugares abandonados - ilha de Hashima (14)Lugares abandonados - ilha de Hashima (15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário