sexta-feira, janeiro 18, 2013

Fóruns das Agendas 21 Locais buscam articulação com o Comitê Lagos São João/RJ


Cientes da necessidade de articular as ações voltadas aos recursos hídricos do Estado do Rio de Janeiro, membros dos Fóruns da Agenda 21 Locais, com o apoio da Agenda 21 COMPERJ, se reuniram para formar um Grupo de Trabalho sobre Bacias Hidrográficas. O Consórcio Intermunicipal Lagos São João – CILSJ por ser membro do Fórum de Agenda 21 de Silva Jardim foi convidado a integrar este GT. Os membros deste GT acompanham também as assembleias dos seus respectivos Comitês de Bacias Hidrográficas.
Um dos objetivos do GT é buscar uma articulação com os Comitês de Bacia Hidrográfica, para que possam atuar em conjunto na elaboração de projetos de interesse mútuo e em prol do desenvolvimento sustentável e da segurança hídrica da região. As atividades do grupo começaram em setembro. Até o momento foram realizadas três reuniões de articulação.
O CILSJ ficou com a responsabilidade de envolver e convidar membros do Comitê Lagos São João para representação no grupo. Foram convidados o Sr. Sival Silva, representando o Subcomitê do rio São João, e a Sra. Laila Garrido, representando o Subcomitê da Lagoa de Saquarema. Estes Subcomitês abrangem as áreas dos municípios de Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Saquarema, que por sua vez, possuem Fóruns de Agenda 21 apoiados pelo COMPERJ.
No final de outubro, membros dos Fóruns Locais de Casimiro de Abreu, Saquarema e Silva Jardim que também participam do Comitê de Bacias Lagos São João se encontraram em reunião, com o objetivo de integração dos Fóruns ao Comitê, além de consolidar parcerias e definir metas para um trabalho em conjunto.
De acordo com Sr. Sival Silva, representante do Comitê Lagos São João, a conexão entre as Agendas 21 Locais e o Comitê deve começar pelo saneamento, uma vez que este é um dos principais problemas enfrentados pelos municípios devido à precária infraestrutura. A recuperação das Faixas Marginais de Proteção (FMP) e a fiscalização da ação de areeiros na sub-bacia do rio São João, por exemplo, também foram citadas como importantes pontos que merecem atenção de todos os envolvidos.
O próximo passo a ser dado pelo GT será a realização de uma Oficina de Sensibilização, com o objetivo de capacitar o público-alvo – gestores e técnicos municipais, membros do legislativo e do judiciário, e dos Fóruns de Agenda 21 local – em recursos hídricos e noções de gestão participativa e cidadania. Os consultores da Agenda 21 COMPERJ trabalharão na proposta da Oficina de Sensibilização, enquanto os membros dos Fóruns das Agendas 21 Locais buscarão fontes de financiamento para este, levando em consideração a possibilidade de apoio dos Comitês.
Para mais informações: www.lagossaojoao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário