sexta-feira, dezembro 16, 2011

Centro de Referencia da Mulher Negra faz Seminário e homenageia mulheres que se destacaram durante o ano de 2011l

“Quem Reafirma Garante Direitos”

Esse foi o tema do seminário realizado em venda nova que reuniu, mulheres importantes, lideres de trinta municípios e das mais importantes Entidades de defesa dos direitos e da valorização da luta das mulheres de Minas gerais. No domingo matutino em meados de novembro o Centro de Referência da Cultura Negra de Venda Nova, Centro de Referênci






a de Cultura da Mulher Negra de Minas Gerais e Fórum Estadual de Mulheres Negras de Minas Gerais com o intuito de comemorar, digo celebrar a passagem do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, guardado em 25 de julho, o Ano internacional do Afro descendente e dos 300 anos de Venda Nova realizou a confraternização anual, fechando o ano de trabalho do Centro de Referencia com a homenagem ás mulheres que prestam relevantes serviços á sociedade desse País.
Nessa ocasião, Várias mulheres foram lembradas pela sua trajetória nas lutas em diversos segmentos. tais como:- Movimento negro, feministas, sindical, partidária, cultura e popular. Essa atividade é anual e está na sua quarta edição, pois é um evento sempre voltado para as associadas da entidade, do Fórum Estadual de Mulheres Negras entidades do organizações sociais, estudantes e gestores públicos.
Alem de diversas personalidades de Minas Gerais, representadas por lideranças femininas de trinta municípios, tivemos um brilhante evento em que a mulher negra mineira foi protagonista. Fernanda Sampaio UGT MG, participou do seminário como uma das aplesdtrantes e foi homenageada pela sua trajetória no movimento sindical, assim como, por ser uma mulher negra representante de uma central tão combativa como a UGT. Estiveram presentes A Coordenadora de Políticas para Mulheres de Belo Horizonte Lúcia Lapolinária, Zélia da UNEGRO/BR, Vera Flausino Mov. Negro Juiz de Fora, José Firme Vice Coordenador do FIPIR/MG (Formiga), Chefe de Gabinete do Dep. Federal Reginaldo Lopes Jorge, Luna, José Mauricio e Prof. Paulo do Coletivo estadual da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT/MG, Rosemary Baeta PMDB Mulher, Joana Dárk – religiosa da Casa Pai Joaquim (Sabará), dentre outras.
Dos participantes
O evento ocorreu com muita animação e apesar do horário tão matutino para um domingo, às oito horas da manhã a platéia estava cheia de pessoas interessadas nas palestras de Mônica Aguiar, Fernanda Sampaio e Vera Flausino. Como é mulher democrática Mônica Aguiar, a anfitriã e idealizadora do evento, chamou para compor a mesa o Professor Paulo como alguém que apóia o trabalho dessas grandes, simpáticas e fortes mulheres. Fernanda Sampaio discorreu sobre a mulher no sindicato, a necessidade de a mulher participar mais na vida política e social e chamou às mulheres a luta pelos direitos políticos, civis e sociais. Varias mulheres foram lembradas pela sua trajetória nas lutas em diversos segmentos como:- Movimento negro, feministas, sindical, partidária, cultura e popular. ”Promover este debate” reafirmando nossos diretos, reconhecendo nosso papel político enquanto protagonistas na história da organização dos movimentos sociais brasileiro e o fundamental papel na transformação das relações de gênero e raça nesta sociedade é importante para avançarmos mais... afirma Mônica Aguiar, Coordenadora Geral do CERCUNVN/MG.

Foram homenageadas as associadas, Cinthia de Carvalho, Flavia S. Oliveira, Maria Ferreira e Maria de Fátima pelo brilhante trabalho na luta do combate ao racismo em 2010 e o apoio aos trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Referência de Cultura da Mulher Negra de Minas Gerais. O C entro de referencia também homenageou o companheiro Daniel Pires em reconhecimento de sua contribuição de forma incisiva com o Centro de Referência no combate à fome em 2010. Enfim, como ponto alto da cerimônia, foram chamadas para serem homenageadas Pela atuação no Movimento Negro Brasileiro e movimento de Mulheres Negras,
as Grandes companheiras Rosemary Baeta representante do Movimento das Mulheres e União / BH, Joana Darc Celestina: Religiosidade, Casa do Pai Joaquim /Sabará, Fernanda Sampaio: Sindicalista SITIPAN e Diretora da UGT/ BH/MG, Vera Flausino: Mov. Negro / Juiz de Fora, Zélia L. Lima: UNEGRO MG e Associação Chica da Silva / Juiz de Fora e a companheira Rita Suely: Movimento Negro / Cataguases. Enfim, Pelos 300 anos de Venda Nova, sendo as únicas benzedeiras na época, primeiras parteiras da região de Venda Nova forma homenageadas; Joana D'arc Vasconcelos in memória de sua mãe: Raimunda Fonseca e Iolanda Alves in memória de sua mãe: Raimunda Alves.

* Por Paulo Jorge dos santos MTB 6838

Um comentário:

  1. Este é o Profesor Paulo Jorge . Um jornalista de responsabilidade que faz a diferença ! Bjos amigo .

    ResponderExcluir