sábado, abril 05, 2014

50 ANOS DA DITADURA MILITAR CONHECER PARA NAO ESQUECER


Os 50 anos do Golpe de 64 potencializaram nas últimas semanas as discussões sobre a ditadura militar. Toco nesse assunto com a certeza de que esse período de mais de duas décadas, manchado por torturas e mortes, marca a história de guerreiros que lutaram pela liberdade social do nosso país.

Confesso que a nossa recente democracia, que já alcançou grandes vitórias, ainda precisa evoluir muito. Não sofremos mais das ordens militares armadas, com perseguição e exílio, mas ainda convivemos com os abusos de uma mídia preconceituosa de direita, que manobra a opinião pública e, surpreendentemente, nos deparamos com a força autoritária de uma justiça que age com dois pesos e duas medidas, culminando em prisões injustas.
Digo isto de coração aberto, como  um petista  que viu seus  lideres da resistência, que forma presos  por manobra da mídia e de partidos de oposição ao  PT, que é um partido que acalenta o sonho dos brasileiros  que buscam  um Brasil onde os cidadãos possam ser atores políticos e donos de sua própria forma de expressão, numa época em que se falar em pobreza, igualdade social e acesso à saúde significa ser taxado de comunista.
depois de um julgamento sem provas, injusto e pautado pela grande imprensa. Muitos dos presos  pagam o preço caro por terem lutado contra a ditadura e participando a partir da década de 80 do processo de redemocratização do país, quando ajudaram na fundação e tiveram papeis decisivos na construção do maior partido político do Brasil, o PT. Nos petistas assumimos com coragem o fato de sermos homens emulheres não negamos a superação de grandes desafios, como no caso em que nossos parlamentares, junto com outros companheiros, atuaram na instauração da CPI que teve como consequência o impeachment do Collor.
Aos 68 anos de idade,o companheiro José Dirceu carrega nos ombros o peso por ter contribuído, juntamente com a militancia petista, na construção de um projeto político que levou o primeiro siderúrgico a ocupar o cargo de presidente do Brasil e a tirar mais de 36 milhões de brasileiros da miséria.
Hoje, condenado ao regime semiaberto, ele  está mantido há mais de 130 dias em regime fechado, sem autorização para trabalhar. Um absurdo incabível! Uma prova de que ainda estamos submetidos a padrões ditatoriais e autoritários que não respeitam o ser humano e seus direitos constitucionais.
Para provar a parcialidade no tratamento do caso, na semana passada o STF- Supremo Tribunal Federal concedeu corretamente a Eduardo Azevedo – do PSDB o direito de ser julgado no mínimo em duas instâncias judiciárias, o que foi negado ao Jose dirceu. O STF provou ser justo com o PSDB e injusto com o PT, isto é inaceitável!
Como se tudo ainda fosse pouco, Dirceu ainda é acusado de se favorecer de privilégios na cadeia. Uma piada de mau gosto se o observador fizer uma reflexão mais profunda e observar a verdade, longe da superficialidade enganadora da comunicação de massa. Qual é o privilégio? Ser julgado sem direito a recurso? Qual é o privilégio? Ser condenado sem provas? Qual o privilégio? Ser condenado a semiaberto e cumprir em regime fechado?
É assim que a oposição, que não consegue nos vencer nas urnas, tenta nos destruir com o seu poder típico rasteiro. Não irá funcionar, porque continuamos com punhos cerrados e não fugimos da luta. Não teremos medo de enfrentar novamente a repressão da grande mídia maquiada com o rótulo mentiroso da transparência e venceremos mais uma vez a noite escura, desta vez assombrada pelo autoritarismo judiciário.
A prisão, por um determinado tempo, poderá continuar a conter a ação física dos revolucionários dos anos 60 e 70, mas nunca conseguirá aprisionar os seus ideais e sonhos. O trabalho continua forte porque a nossa disposição em executar este grande projeto político pelo povo brasileiro é gigante.
A luta continua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário