sábado, fevereiro 08, 2014

CRÔNICA DE MARISTELA, UMA EDUCADORA REALIZADA


RECEBI ESSA CRONICA  NO FACEBOOK  DE UMA EDUCADORA GESTORA EXEMPLAR, ALGUEMA QUEM TENHO UMA ENORME AFEIÇÃO E RESPEITO. GOSTEI TANTO  DO QUE ELA ESCREVEU QUE RESOLVI PUBLICAR. COM VOCÊS  O TEXTO DE MARISTELA  CAJAIBA.

 

 

Hoje fui à missa agradecer ao nosso Deus pelos 5 anos que estive na equipe gestora da Escola Ranulfo Santos Cajaíba, dois anos como vice e três anos como diretora.. e que longos e intensos 5 anos. Agradeço a Deus primeiramente por ter estado comigo a todos os momentos, por ter me proporcionado alcançar graças, por bater sempre em meu ombro e dizer: "Não temas, Eu estou contigo" e também ao prefeito Alan, que me deu a oportunidade de estar na direção de uma escola tao pequena de espaço mas tao grande de pessoas tao maravilhosas. Durante este tempo vivi, revivi, me emocionei, chorei, sorrir, fiquei tensa, senti medo, aprendi a nao ter mais medo de algumas coisas mais, preocupada, com vontade deixar tudo e seguir outro rumo, fiquei surpresa, fiquei alegre, feliz, felicíssima.. ahh tantos sentimentos tomaram conta de mim. Hoje me sinto vitoriosa, mas a vitória não conquistei sozinha, ao meu lado estavam pessoas que sonharam junto comigo e fizeram acontecer.. Professores, gestoras, coordenadora, funcionários tanto da escola quanto da Secretaria de Educação de Brejões, pais, alunos, parceiros comerciantes outras Instuituiçoes de Ensino e religiosas, e tantas e tantas pessoas me ajudaram, fizeram do meu sonho uma realidade. Como foi bom, como foi stressante, como foi significativo, como foi de grande valia p mim, tanto na vida pessoal quanto na profissional. como cresci, como amadureci, como aprendi junto a todas as pessoas que ali estavam quanto com as diversas e inúmeras situações que surgiam... aprender resolver problemas, aprender a desvendar casos e acasos srsr meu Deus quanto aprendizado! E nessa jornada que se encerra hoje, eu quero agradecer também a todas as pessoas que compunham esse time vencedor. A familia Ranulfo meu muito obrigada por tudo, pelas risadas, pelas farofas, pelas amizades, pelos desentendimentos, pelos erros, pelos acertos, pelas pinturas e artes que fizemos (parimos um circo.. veja só! rsrs) pelos projetos produzidos e realizados, pelas festas, pelos presentes, pelas lágrimas, pelos apertos de mãos, pelas reuniões, pela presença, pelo socorro, hunn por tudo mesmo.. em tudo que vivi aprendi q as situações vêm para nos dizer algo.. as pessoas q estão sao significativas... tudo tem um porquê.. E nessa escola de vida aprendi a ser uma pessoa melhor, uma pessoa mais humana. pude me sentir útil em situações que antes nem tinha conhecimento... Como sentirei saudades.. de cada sorriso estampado no rostinho dos meus pequeninos, quantos abraços eu recebia por dia.. muitos e muitos, tão sinceros, tão ingênuos, tímidos, extrovertidos.. ahh meus alunos.. como vcs me fizeram enxergar que a vida tem um sabor especial quando nos permitimos ser criança! Não esquecerei as travessuras, as brigas, as fofocas que levavam vocês à sala da direção para conversarmos. rs cada história, umas engraçadas, outras bobas, outras tristes, mas todas eu ouvia com maior atenção e tentava resolver da melhora maneira.. paciência, essa é a palavra, que tem q ser exercitada todos os dias num cargo com esse. sabedoria e amor tb nao podem faltar, são ingredientes necessários. Aos pais que aprovaram meu trabalho e que pediram que eu ficasse, meu muitoo brigada, fizemos um bom trabalho porque vocês estavam lá também, nao esqueçam de que seus filhos precisam de vcs na escola tb! Aos funcionários que me compreenderam e ficaram do meu lado em todos os momentos, e aos que nao ficaram também, muito obrigada, assim aprendi que temos que aprender sempre! Aos alunos meus lindos quando passar na rua quero ainda aquele abraço sincero, obrigada pela companhia maravilhosa e a té mesmo pelos stress que me causaram rsrss! às coordenadoras amigas meu muito obrigada por ficaram sempre comigo, a aceitarem meu jeito e seguirem comigo sem dizer NAO. às amigas gestoras um carinho enorme que ficaram comigo mais tempo que todos obrigada por suportarem esse jeito meus TPM de ser, por abraçarem a causa com amor com parceria e com muito companheirismo. Aos funcionários da secretaria de Educação obrigada por sempre me atenderem com carinho e me ajudar. Aos amigos gestores, quanta farra nas reunioes e nas idas e vindas para Brejoes, obrigada pela parceria! Aos motoristas da Educação, obrigada pelas viagens divertidas As professoras formadoras dos programas Progestão,Pacto e Pro letramento obrigada. Aos amigos da Saúde, obrigada! À coordenação geral. A todas as instituições que me ajudaram, escolas parcerias, guarda municipal, comerciantes, igrejas, enfim a todos os parceiros que estiveram comigo e sonharam e acreditaram que a educação poderia ser diferente como de fato está sendo a cada dia. A minha família, minha mãe, irmãos, sobrinhos, cunhados e filhos que tanto amo, obrigada pela paciência e pelo apoio, sem vcs nao teria conseguido! à Secretária de Educação e aos ex secretários de Educação obrigada pela confiança! Aos amigos da Prefeitura Municipal, obrigada ! Amigos de verdade, também meu muito obrigada! Gente fizemos tanta coisa naquela escola rsrsr mas tanta coisa,, que essa página seria pequena para relatar tudo, mas não posso deixar de mencionar o Projeto Circo, Desfile Meio ambiente, Primavera, Semana folclórica, Feira Afro, Festejos juninos, Festas das Mães, funcionários e encerramento, Palestras, Viagem ao Zoo, Feira de Cultura Regional, Café com pais e Chá com as Mães, Gincana, gente foi tanta coisa.. e os programas.. foram tantas realizações, tantas tantas... que me sinto realizada e com a sensação de dever cumprido. Obrigada a todos mesmo, não citei nomes para não correr o risco de esquecer de alguém e se esqueci de mencionar algum setor, me desculpe, assim como também peço desculpas se fiz algo que magoou o coração de Deus. Me sinto Ranulfo e sentirei sempre, é a escola que tenho carinho especial, ali dei meus primeiros passos como aluna, como professora, como tutora, como vice e como diretora.. Amo a escola que me acolheu e que fez da minha vida uma vida feliz! E finalizo com as palavras do apóstolo Paulo: "Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé". Assim me sinto hoje, com a sensação que terminei esse ciclo e Deus está provendo outro que irá se abrir! De coração aberto e meio q partido me despeço de todos vcs! um forte abraço, Maristela Cajaíba. Foi mt bom! rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário