segunda-feira, março 11, 2013

CAMPANHA DTC CONTRA AVC


CAMPANHA DTC CONTRA AVC

Aproximadamente 11% das crianças com anemia falciforme irão apresentar um acidente vascular cerebral (AVC) até os 20 anos de idade. Por esse grave motivo, o Instituto Espaço de Vida e seus parceiros iniciaram por Salvador(BA), no dia 27 de maio, a Campanha DTC contra AVC.
Em parcerias com a Associação Camaçarense de Pessoas com Anemia Falciforme, a ABADFAL, o Hospital das Clínicas de Salvador e o Dr. Camilo Vieira, atendemos e assistimos 20 pacientes, sendo 17 deles de Camaçari (BA). Desses pacientes em tratamento quatro foram encaminhados para atenção especial. "Esse número é expressivo mas precisa ser múltiplicado por n vezes para chegar ao número ideal", afirmou o sr. Ademário Gomes Ribeiro, presidente da Associação Camaçarense de Pessoas com Anemia Falciforme.
Esse exame, DTC ou melhor Doppler Transcaniano é um exame simples, indolor e pode identificar as crianças entre 2 e 16 anos de idade com risco de desenvolver o AVC (Acidente Vascular Cerebral) também conhecido como Derrame Cerebral. A prevenção do AVC é feita com transfusão de hemácias todos os meses e deve iniciar imediatamente quando solicitado pelo médico.
Várias histórias tocaram a todos que participaram da campanha; Cristiane (moradora de Camaçari) nos conta que sua filha Crislaine foi diagnosticada com anemia falciforme no teste do pezinho; hoje tem seu acompanhamento mensal e graças a atenção da mãe, Cristiane (moradora de Camaçari) e da médica que as acompanha (Dr. Mercês do projeto CUIDAR) teve AVC diagnósticado rapidamente; Valmira nos conta "Sozinhos nada somos", isso por que graças ao envolvimento junto a Associação Camaçarense de Pessoas com Anemia Falciforme hoje ela vê sua filha de 21 anos "elétrica" e viva. (Clique aqui e leia o relato de Valmira e saiba como ajudar).
É importante lembrar que:
Aproximadamente 11% das crianças com anemia falciforme irão apresentar um acidente vascular cerebral (AVC) até os 20 anos de idade.
O Doppler Transcraniano permite identificar uma porcentagem significativa de crianças com indicação de terapia de transfusão, medida de administração terapêutica que pode evitar os acidentes vasculares cerebrais (AVC).


Nenhum comentário:

Postar um comentário