terça-feira, novembro 15, 2011

Posse da UGT

Há muito não via tanta liderança política junta em um so lugar. Todos os partidos e sindicatos no Palladium prestigiando a UGT Minas. Em uma posse de uma diretoria de uma Central sindical espera-se que seja bem concorrida, mas uma posse que reúne todas as lideranças políticas de Minas e do Brasil, so mesmo a UGT conseguiu.
Em cerimônia solene e politizada e contando com a presença de expressivas lideranças sindicais e políticas, a posse do deputado federal Ademir Camilo (PSD) como presidente da UGT-Minas, na segunda-feira, dia 7, foi marcada pela grande presença de políticos de todos os partidos e por discursos em defesa da redução da jornada para 40 horas semanais sem redução salarial alem de um compromisso político maior com a causa dos trabalhadores nas casas legislativas.
O SESC Palladium, em BH, teve uma oportunidade impar de mostra a que veio, pois receber os convidados que lotaram as mais de mil cadeiras disponibilizadas para receber o mundo político, sindical, social que prestigiaram os empossados, alem dos membros da direção nacional da UGT, como o presidente Ricardo Patah, Canindé Pegado (secretário Geral), Chiquinho Pereira (secretário de Organização e Políticas Sindicais), Moacyr Malvino Pereira (secretário de Finanças), além de presidentes de outras estaduais, como Carlos Magno representando o presidente Marco Antonio, da Cutminas e uma representante da Força sindical. Nove deputados federais participaram da cerimônia de posse, entre eles o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT), que elogiou o deputado Ademir Camilo, falando que “so mesmo um grande amigo o faria sair de Brasilia com a Pauta de votações cheia de projetos relevantes, pra estar aqui nessa Capital Mineira, tão querida e politizada prestigiando a posse desses “bravos e valentes Sindicalistas”.
Mas creio que se tivessem colocado qualquer projeto em votação, aqui mesmo, teria quórum porque MG, naquele momento parecia o congresso Nacional tal a presença d e políticos de Federal prestigio como o deputado e vice-presidente da UGT, Roberto de Lucena (PV). Vereadores da maioria das cidades mineiras, deputados estaduais petistas como Rogério correia (PTMG) Durval Ângelo (PTMG) alem de representantes do PDTMG como o deputado Valadarense Luiz Carlos Miranda e o vereador Mohamed Rachid, O prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab – que também colocou seu prestigio e seu partido, o PSD, a disposição da luta dos trabalhadores. A posse de Ademir Camilo, contou ainda com a participação de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e ainda dirigentes de vários sindicatos, associações, ONGs e lideranças sociais.
Segundo Ademir Camilo, que encabeçou uma chapa única no processo eleitoral da UGT-Minas, sua posse reforça o espírito de unidade e marca o início de um novo período de crescimento e fortalecimento da central em Minas.
“Com a diretoria renovada temos a expectativa de continuar crescendo e fazer da UGT a maior central do Estado”, afirmou Ademir Camilo, que durante a posse homenageou juntamente com a sindicalista Fernanda Sampaio SITIPAN e agora secretaria adjunta de finanças da UGT, os companheiros Fabian schetino do sindicato do comercio de Betim e Leonardo vale do Sindicato Asseio e conservação, também de Betim com placas alusivas a sindicalistas e autoridades. A filiação de 35 novos sindicatos, durante a cerimônia, contribui para reforçar a expectativa de crescimento.
O presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, depois de contar toda historia da fundação Sindical, ressaltando sua luta histórica no Brasil, afirmou na ocasião, que “Minas Gerais é um estado síntese do Brasil. Passado, presente e futuro do nosso país, com economia diversificada. Essa nova direção da UGT, agora mais arejada, tem tudo para consolidar Minas, de ampliar ressaltar e fortalecer o sindicalismo mineiro tanto no Estado como no Brasil como um todo”, destacou Patah.
A defesa da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução salarial pautou os discursos das lideranças políticas presentes a posse da nova diretoria da UGT-Minas. O presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT) fez rasgados elogios à figura do político e presidente Ademir Camilo, assim como firmou sua função na Câmara na facilitação da negociação e discussão das 40h e demais bandeiras de luta.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab prestigiou o colega de partido e aproveitou para reafirmar que como presidente do PSD defende também às 40h semanais e a ampliação do espaço dos trabalhadores na vida política e partidária. Nessa oportunidade Kassab falou para os representantes da União Geral dos Trabalhadores (UGT), considerada a terceira maior central sindical do País.

"É um passo consistente que o estamos dando para ter representatividade. Pois a historia desse pais for apoiada nos movimentos sociais e sindicais e não existe política de distribuição de renda possível se não for aliada aos trabalhadores. Isso mostra a importância que estamos dando para os movimentos sociais", comemorou Kassab, ao parabenizar os empossados.
É bom registrar que uma cerimônia dessa com toda essa representação coloca Minas Gerias e so sindicalistas mineiros como os grandes defensores dos trabalhadores e a UGT como uma das três maiores Centrais do Pais. Eu que conheço muito a apolítica d e Minas, pude ver o prestigio que a UGT desfruta no meio político, trabalhista e social dessa Minas Gerais. Vi pessoas representando sindicatos de toda a Minas Gerais e faço uma menção especial ao SITIPAN, representado na Chapa por Fernanda Sampaio, que foi em peso a essa posse. Isso significa que a UGT e o SITIPAN estão unidos, fortes, politizados e no caminho certo.
Saudações Sindicais
Paulo Jorge dos Santos MTB 6848

Nenhum comentário:

Postar um comentário