domingo, outubro 02, 2011

Efeito Medicinal da Copaíba


A Copaíba é também conhecida como Copaíba-Verdadeira, Copaíva, Bálsamo-de-Copaiba, Bálsamo-da-Amazônia, Bálsamo-dos-Jesuítas, Copal, Copaúba, Copaíbeira-de-Minas, Copaipera, Cupayba, Copauba, Cobeni, Capivi, Matidisguate, Matisihuati, Mal-dos-Sete-Dias, Aceite-de-Palo e Pau-de-Óleo. A Copaifera sp. inclui as espécies Copaifera officinalis, Copaifera langsdorfii, Copaifera reticulata e Copaifera jacquinii. O óleo de Copaíba tem sido documentado com propriedades medicinais antibacterianas, desinfetantes, diuréticas e estimulantes. Pertence a família das Leguminosas.
A resina do óleo de Copaíba contém cariofileno, um fitoquímico com fortes propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e efetiva para aliviar a dor. A Copaíba, dentre todas as plantas, é a maior possuidora de cariofileno. Os hidrocarbonetos de copaíba contém terpenos, incluindo, pineno, vulgarmente conhecida como aguarrás.
O óleo da árvore de Copaíba também contém uma quantidade significativa de ácido caurenóico, um diterpeno químico das plantas, que em estudos tem mostrado efeitos anti-inflamatórios, hipotensores, diurético, antimicrobianas, relaxantes musculares e citotóxicos. Muitos dos usos tradicionais da Copaíba são atribuídas a ação destes dois componentes químicos.
Copaíba: Indicações
A Copaíba é usado topicamente para aliviar a inflamação e ajudar a curar pé-de-atleta, feridas, erupções cutâneas, dermatites, eczema e psoríase, além de ajudar a restaurar a pele danificada e curar pequenas cicatrizes. Age como como um agente anti-séptico, desinfetante e antimicrobiano para usos internos e externos em infecções bacterianas, câncer de pele, úlceras no estômago e câncer de estômago Vários shampoos (xampus) que contém Copaíba são eficazes no combate à caspa.
O bálsamo de Copaíba é muito benéfico para tosse crônica, catarro, resfriados, bronquite e outros problemas respiratórios. A planta é um bom remédio para tratar catarro e bronquite crônica, vez que auxilia na expectoração e é anti-séptico. Também é recomendado no tratamento natural de leucorréia, cistite crônica, diarréia, hemorróidas, gonorréia. Também é recomendada externamente para frieiras, artrite, eczema, gonorréia, herpes, psoríase e sífilis.
A Copaíba alivia os sintomas de uma ampla gama de doenças que causam a inflamação dos tecidos moles ou mucosas. Testes de laboratório mostraram que a resina atua reduzindo a permeabilidade das paredes capilares para a histamina, substância química responsável pelo inchaço doloroso em todas estas condições. O óleo volátil é antimicrobial e previne infecções secundárias no eczema, herpes e psoríase.
História e Curiosidades
O óleo de Copaíba é usado externamente, enquanto a tintura é geralmente usada internamente. Doses altas da planta podem ser tóxicas. A árvore de Copaíba é uma planta típica da floresta tropical Amazônica, que ocorre na América do Sul, especialmente no Brasil, na Colômbia e na Venezuela. Pode alcançar mais de 30 metros de altura. Possui flores pequenas, com cachos brancos e frutas contendo uma única semente.
Várias tribos indígenas brasileiras situadas perto do Rio Solimões, noroeste da Amazônia, utilizam a resina da Copaíba para curar feridas, estancar sangramentos e para tratar psoríase e gonorréia. A planta é também muito utilizada por Curandeiros da floresta Amazônica.
Na medicina herbal brasileira a resina é usada como um forte anti-séptico e expectorante para as vias respiratórias (incluindo bronquite e sinusite), como um anti-inflamatório e anti-séptico para o trato urinário (cistite, bexiga e infecções renais) e como agente anti-inflamatório tópico para todos os tipos de problemas de pele. A resina da copaíba é vendida em cápsulas de gel em todo o Brasil. Um de seus usos mais populares no Brasil é como um gargarejo anti-séptico para dor de garganta e amigdalite. Na medicina tradicional peruana, três ou quatro gotas de resina são misturadas com uma colher de mel e tomadas como um remédio natural para garganta. No Peru, também é usada para reduzir inflamações e no tratamento de incontinência urinária, problemas urinários, úlceras estomacais, sífilis, tétano, bronquite, catarro, herpes, pleurisia, tuberculose, hemorragias e leishmaniose (aplicada como um emplastro).
A resina da Copaíba foi registrada pela primeira vez na medicina européia em 1625 (trazido do Novo Mundo pelos jesuítas, por isso é também chamada de Bálsamo-dos-Jesuítas) e já foi usada no tratamento da cistite crônica, bronquite, diarréia crônica, e como uma preparação tópica para hemorróidas. Nos Estados Unidos, foi uma droga oficial na Farmacopéia americana entre 1820 e 1910. O autor Mark Plotkin relatou que o óleo de Copaíba tem sido usado nos Estados Unidos como um desinfetante, laxante, diurético, estimulante, além de ser utilizado em cosméticos e sabonetes.
Planta Medicinal do SUS
A Copaifera spp faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil. A finalidade da RENISUS é subsidiar o desenvolvimento de toda cadeia produtiva relacionada à regulamentação, cultivo/manejo, produção, comercialização e dispensação de plantas medicinais e fitoterápicos.




2 comentários:

  1. Anônimo10:43

    SOU DA REGIÃO AMAZÔNICA ONDE O ÓLEO DE COPAÍBA É UM REMÉDIO CONSAGRADO, SEJA PELAS DIFICULDADES DE ACESSO À REDE OFICIAL DE SAÚDE, SEJA POR CONVICÇÕES CULTURAIS, SEJA POR ALTERNATIVA QUANDO UM MEDICAMENTO NÃO É BEM TOLERADO PELO ORGANISMO, OU QUANDO NÃO É EFICAZ. INFELIZMENTE AINDA HÁ MUITO PRECONCEITO, PRINCIPALMENTE POR PARTE DOS MÉDICOS BRASILEIROS (A MAIORIA NÃO PRATICA PESQUISA CIENTÍFICA), QUANTO ÀS PROPRIEDADES DO ÓLEO DE COPAÍBA. É COMUM REPETIREM A MÁXIMA DE QUE "REMÉDIO QUE É BOM PRA TUDO NÃO É BOM PRA NADA". HÁ MUITA PRESSÃO DOS GRANDES LABORATÓRIOS QUE FATURAM ALTO COM AS PATENTES, COM A DOENÇA E A DEPENDÊNCIA DE SUAS "DROGAS". POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, POSSO CONFIMAR QUE CONSEGUI CONTROLAR AS GRAVES CRISES DE ASMA E RINITE QUE DURAVAM O ANO INTEIRO COM O USO DO ÓLEO DE COPAÍBA, DESSE MODO ME LIVREI DA DEPENDÊNCIA E DOS FORTES EFEITOS COLATERAIS DE ANTI-HISTAMÍNICOS E CORTICOSTERÓIDES. E REALMENTE É UM ANTI-INFLAMATÓRIO MUITO EFICAZ,E A MELHOR ALTERNATIVA PARA MIM QUE TENHO ALERGIA AOS DICLOFENACOS, TARTRAZINA ETC. NÃO TENHO CRENÇA CEGA EM "MEDICINA NATURAL", SEI QUE MUITAS PLANTAS COMO (ERVA-DE-SÂO-JOÃO) E ÓLEOS, MESMO EM PEQUENAS QUANTIDADES TÊM EFEITOS TÓXICOS E/OU NÃO SÃO EFICIENTES. ALÉM DISSO, CADA CASO TEM SUAS PECULIARIDADES; OS ORGANISMOS, AS DIETAS,OS FATORES INTERNOS E EXTERNOS NÃO SEGUEM PADRÃO ÚNICO. POR ISSO É IMPORTANTE OS MÉDICOS E DEMAIS PROFISSIONAIS DE SAÚDE RESPEITAREM A INDIVIDUALIDADE DO PACIENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo concordo com você ,pois existem grandes lobistas que nao deixam as coisas naturais prevalecerem. Pois essa riqueza que se chama brasil tem remedio pra tudo mas os grandes laboratorios mult nacionais nao deixam que os orgaos de vigilancia aceitem essa nossa bio diversidade que pena, pior pra nós. vou copiar seu recado e divulgar nos face book. vc colocou de uma forma que todos entendem uma abraço fraterno.Professor `Paulo

      Excluir