sexta-feira, dezembro 06, 2013

Cerca de 10% da população nativa, de pele negra das Ilhas Salomão possuem cabelos naturalmente loiros


Parece montagem ou que os cabelos destas pessoas são descoloridos, mas não é. Cerca de 10% da população nativa, de pele negra das Ilhas Salomão possuem cabelos naturalmente loiros. Os habitantes locais diziam que os cabelos loiros eram resultado da excessiva ao sol, ou de uma dieta rica em peixe. Até pouco tempo acreditava-se que era uma herança genética de ancestrais distantes como mercadores europeus que por muitas vezes passavam pelas ilhas deixando descendentes.
Mas recentemente descobriu-se que a variante genética responsável pelo cabelo louro dos insulares é diferente da que causa a mesma característica nos europeus.
O gene é o TYRP1, o responsável por codificar uma enzima que age fortemente na pigmentação dos humanos. Acredita-se que durante as migrações humanas, algumas tribos se dirigiram para o norte, indo para a região onde hoje é a Europa. Estes povos expressaram o gene TYRP1, o que acabou lhes conferindo cabelos loiros.
Um estudo sobre essas pessoas revelou que elas evoluíram de forma diferente dos seus primos Europeus. Ao que parece, o gene responsável pelo cabelo loiro das pessoas das Ilhas Salomão não é exatamente o TYRP1 que ocorre nos europeus. Cerca de um quarto da população das Ilhas Salomão é portadora da mutação em seus genomas, mas como ele é recessivo, não aparece logo de cara, pois para que um gene recessivo seja expressado, são necessários dois deles. Os pesquisadores acreditam que a mutação que ocorre nos nativos das Ilhas Salomão pode ter surgido entre 5.000 e 30.000 anos atrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário